17 de abril de 2014

Seminário do Sebrae aborda as normas técnicas para os salões de beleza

Seminário do Sebrae aborda as normas técnicas para os salões de beleza





Seminário do Sebrae aborda as normas técnicas para os salões de beleza

Na palestra da coordenadora Nacional de Serviços de Beleza e Bem-Estar do Sebrae, Andrezza Torres, no primeiro dia da maior feira de beleza profissional da América Latina, Hair Brasil, os profissionais tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre normas técnicas, as vantagens da padronização dos serviços oferecidos em salões de belezas e os desafios que os salões têm pela frente para se formalizarem perante a lei. “Muitos salões são fechados por trabalharem de forma irregular. É preciso que os salões, entidades e sindicatos se unam para dialogar com representantes dos órgãos do governo. Não se faz lei de uma hora para outra”, afirma a palestrante.

Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o Sebrae vem desenvolvendo diversas ações de fomento à participação e disseminação da atividade de normalização. Um dos resultados é o estabelecimento de Comissões de Estudo que refletem diretamente o interesse dos pequenos negócios e o lançamento da 1º Norma Brasileira para Estabelecimentos de Beleza. “Este é o primeiro texto brasileiro que define o que é um salão de beleza e para chegar nesse consenso o trabalho foi árduo em todo o território nacional”, pontua Andrezza.

A Comissão de Estudo de Salão de Beleza tem o objetivo de padronizar alguns serviços oferecidos em Salões de Beleza, segmento que está em expansão no País. A princípio, foram levantados os principais temas para normalização: Terminologia, Boas Práticas, Formação Profissional, Instalações Mobiliárias e Imobiliárias, Meio Ambiente e Sustentabilidade. A norma incentivará a utilização de uma terminologia uniforme e um entendimento comum entre profissionais do setor e sociedade. O documento traz ainda definições para salões e institutos de beleza, bem como de serviços, ocupações e equipamentos.


Leia também:
Padronização dos conceitos de serviços em beleza já está em vigor