13 de maio de 2014

Simpósio de Vigilância aborda ações para prevenir a transmissão de Hepatites Virais em salão de beleza

Simpósio de Vigilância aborda ações para prevenir a transmissão de Hepatites Virais em salão de beleza





Simpósio de Vigilância aborda ações para prevenir a transmissão de Hepatites Virais em salão de beleza

O 1º Simpósio de Vigilância Sanitária, realizado no último dia da Hair Brasil (15), apresentou as ações da prefeitura de São Paulo para prevenção das Hepatites Virais e HIV. A palestra, conduzida pela Dra. Célia Regina Cicolo da Silva, coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais de São Paulo, teve como objetivo conscientizar e incentivar o cuidado com a saúde nos salões de beleza.

Adotar medidas de higiene e segurança no salão de beleza é uma forma de proteger não só as clientes, mas também os profissionais. Manicure, pedicure e depilação são as principais práticas que acarretam risco dentro do salão. “O vírus da Hepatite B permanece vivo no sangue seco por até sete dias, por isso toda prática que envolve sangue traz risco”, destaca Célia Silva.

No caso da depilação, a orientação é utilizar espátulas descartáveis, separar a cera que será utilizada em outro recipiente e, por fim, jogar tudo no lixo. Se for utilizada pinça, o ideal é que ela seja esterilizada ou de uso pessoal da cliente.

Os instrumentos de manicure e pedidure – alicates, espátulas, cortadores de unhas e palitos de metal – precisam ser lavados, embalados e esterilizados em autoclave ou estufa. “O tempo de exposição e temperatura devem ser rigorosamente observados, para que o processo seja efetivo”, destacou a palestrante. Outros materiais, como lixa, palitos e protetores de plástico para bacia, devem ser descartáveis.

Prevenção
O SUS disponibiliza a vacina contra Hepatite B às pessoas com maior risco de exposição à infecção, como manicures e pedicures, que devem vacinar-se. O governo oferece também o teste através do “Fique Sabendo”, programa contínuo de prevenção e diagnóstico precoce de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.