05 de março de 2012

Sustentabilidade: Hair Brasil neutraliza 42 toneladas de carbono

Sustentabilidade: Hair Brasil neutraliza 42 toneladas de carbono



Sustentabilidade: Hair Brasil neutraliza 42 toneladas de carbono

A neutralização das emissões de carbono produzidas com a realização da feira Hair Brasil é mais um diferencial dos eventos do Grupo Couromoda. Reunindo mais de 800 marcas expositoras e com expectativa de receber 80 mil visitantes profissionais no pavilhão do Expo Center Norte entre os dias 24 a 27 de março, a feira terá impacto altamente positivo sobre os negócios dos setores de beleza e estética.

Por trás dos negócios que a Hair Brasil 2012 vai gerar, existe também um consumo significativo de recursos naturais. Na prática, a realização de grandes feiras de negócios gera uma alta emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente, provenientes do transporte de mercadorias, da utilização de gás para cocção de alimentos e do uso de eletricidade para iluminação, refrigeração e funcionamento de máquinas.

Atenta à questão da sustentabilidade, a direção da Hair Brasil contratou a empresa Neutralize Carbono, para fazer não apenas a compra do carbono, mas também a alocação definitiva e irretratável de Reduções Certificadas de Emissões (CER), expedidas pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para calcular o volume de emissões foram utilizados dados relativos à edição de 2011. Assim, foram neutralizados antecipadamente o equivalente a 42 toneladas de CO2e referentes à Hair Brasil.

Jorge Alves de Souza, diretor superintendente do Grupo Couromoda/Hair Brasil, destaca que a medida fortalece a preocupação da empresa com o meio ambiente. “Além de apresentar-se como o melhor local para desenvolver negócios, as feiras comerciais são um caminho educativo para que expositores e visitantes repensem a conscientização da sustentabilidade socioambiental”.
Henrique Mendes, analista técnico da Neutralize Carbono, pontua a imediaticidade da escolha da Hair Brasil. “A compra de créditos de carbono é uma das formas mais rápidas de compensação. Além disso, com a alocação da redução, a empresa tem a garantia de que tais créditos não poderão ser adquiridos por outra empresa”.


De onde vêm os créditos de carbono adquiridos pela Hair Brasil?
Os créditos de carbono adquiridos e alocados pela feira provêm da captação correta dos gases provenientes de um aterro sanitário e da destruição de um dos principais gases do efeito estufa na fonte: o metano. O projeto do aterro em questão está localizado no município de Santa Isabel, na Grande São Paulo e é certificado pela ONU.

Vale ressaltar que a preocupação socioambiental não é recente para os gestores do Grupo Couromoda/Hair Brasil. Há mais de 10 anos, a organização gerencia os resíduos da feira por meio da coleta seletiva e da destinação adequada dos mesmos, por meio das empresas Victória Serviços & Valor Sustentável.