11 de abril de 2005

Técnicas de massagens em peles queimadas

Técnicas de massagens em peles queimadas



Técnicas de massagens em peles queimadas

Técnicas inovadoras de massagens em pacientes que sofreram queimadas de 1º ou 2º graus, foram apresentadas ontem (dia 10) pela Dr. Denise Rodrigues Ribeiro e o Dr. David Gruman, no workshop Entendendo a pele dos queimados, durante o Congresso Internacional Intercoiffure.

Segundo a médica, as propriedades biomecânicas da pele, atingida pelo fogo, tendem a perder a elasticidade e umidade do tecido e, dependendo do caso, nem sempre correspondem aos tratamentos realizados com cosméticos. “A importância das terapias com massagens e o desenvolvimento de técnicas de ginásticas nas regiões lesionadas devolvem, em alguns casos, a flexibilidade dos tecidos”, explica.

Dra. Denise Ribeiro informa que as queimaduras na face e pescoço são as mais graves e traumáticas, pois criam seqüelas de difícil correção. De acordo com ele, os tratamentos são complexos, mas proporcionam resultados positivos. “Estudos confirmam que as técnicas de ginástica facial e micro-massagens nas regiões atingidas pelo fogo, com auxílio de cremes manipulados têm proporcionado o retorno na elasticidade e temperatura da pele. As sessões de micro-massagem devem ser contínuas e acompanhadas por um psicológico. Esse tratamento conjunto de profissionais contribui muito para o resgate da auto-estima e da qualidade de vida dos pacientes”, declara Denise Ribeiro.