27 de março de 2010

Todo bom negócio precisa de uma boa equipe

Todo bom negócio precisa de uma boa equipe

 




Todo bom negócio precisa de uma eficiente equipe



Se a equipe está feliz, o salão caminha bem. Esta foi a premissa da apresentação da empresária Dani Venâncio, no 3º Seminário para Micro e Pequenos Empreendedores do Setor de Beleza, realizado pelo Sebrae em parceria com a Hair Brasil.

Em sua palestra Gestão de Equipes, Dani Venâncio fez um breve relato da evolução da contratação e da gestão de pessoas no Brasil. Ela contou que até 1930, as pessoas ficavam em filas e eram contratadas como diaristas. As leis trabalhistas só começaram a surgir entre as décadas de 30 e 50. Depois disso, até meados da década de 60 começaram a surgir os primeiros treinamentos de funcionários pelas indústrias. De 1964 até 1985, houve a criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e dos departamentos de RH nas empresas. Após 1985, o conceito de motivação de equipes surgiu entre os empresários.

“Para qualquer empresa ou negócio crescer é necessário ter uma boa equipe. O maior investimento que um empresário faz é em sua equipe, com treinamentos e programas de motivação”, disse.

Dani Venâncio também destacou as características de um líder. Uma delas é assumir responsabilidades. “Se algo vai mal em uma empresa, começa na liderança. Um líder tem que cuidar da equipe e tem que formar outras lideranças.”

Outra característica importante é ser positivo. “Um líder tem que passar a imagem que tudo vai dar certo. Ninguém quer estar com perdedores. Um líder nunca pode ter uma atitude negativa, porque contamina seus colaboradores”.

A empresária também destacou outra característica fundamental para um líder: ter foco na gestão de pessoas. Quem trabalha com prestação de serviços, tem que ter foco em pessoas, porque é a sua equipe quem atende seus clientes”, afirmou.