18 de outubro de 2004

Trabalho e dedicação a caminho do sucesso

Trabalho e dedicação a caminho do sucesso



Trabalho e dedicação a caminho do sucesso

Formada em psicologia, Gabriela Niederauer é o exemplo concreto da frase que “atrás, ou melhor, ao lado, de um grande homem há sempre uma grande mulher”. Há 11 anos ela cuida de toda a parte administrativa e financeira da rede de salões Hugo Beauty, fundada por seu marido o cabeleireiro Hugo Moser. Com quatro filhos, Gabriela divide seu tempo entre a família e os quatro salões da rede que juntos têm cerca de 300 funcionários. Muito simpática e atenciosa Gabriela recebeu a equipe do hairbrasil.com, no mais novo salão da rede, inaugurado no shopping Iguatemi de Porto Alegre, onde contou sobre a trajetória de trabalho e sucesso do casal.

HB: Quando e como começou a trabalhar no salão?
GB: Comecei na administração do salão há 11 anos, quando tínhamos um único salão na Carlos Gomes, aqui em Porto Alegre. Percebi que tudo estava muito centralizado no Hugo, o que dificultava seu trabalho. Ele tinha que atender as clientes, cuidar da administração, do financeiro de tudo. Foi aí que comecei a ajuda-lo e de lá para cá assumi toda a parte administrativa e financeira, acompanho todas as obras e todas as mudanças que fazemos nos salões.

HB: Qual é o segredo para administrar e manter unida uma equipe com cerca de 300 profissionais?
GB: Meu trabalho é como o de uma “mãe educadora”. Somos uma grande família, mas com muita organização. Conheço cada um dos funcionários, acompanho o dia-a-dia do seu trabalho e também das suas vidas. Não faço distinção com cargos, preciso de todos afinados, por isso é importante conhecer bem cada um. 75% dos nossos funcionários estão conosco há muito tempo.

HB: O que faz um bom profissional?
GB: Primeiramente disciplina e dedicação. Ele tem que gostar do que faz. Estar sempre se atualizando, em busca de novidades. Saber trabalhar em equipe. Aqui falamos que estrela só tem no céu. Somos prestadores de serviço e dependemos um do outro. Também é preciso ter carisma e alto astral. O cliente tem que se sentir bem, gostar do nosso trabalho.

HB: Qual o perfil dos clientes Hugo Beauty?
GB: Assim como os nossos salões, que cada um tem uma característica própria, mas o mesmo conceito, nossos clientes são muito diferentes. Não temos e nem queremos ter um perfil. Porque a partir do momento que você tem um perfil de clientes fecha a porta para muitos outros. Nos nossos salões vão senhoras, adolescentes, pessoas mais conservadoras e os que procuram por modernidade. Temos de tudo um pouco e profissionais que atendam a estes vários estilos.

HB: Vocês estão sempre inovando. Recentemente lançaram o cartão Hugo Card, estão instalando uma rede de informática que integra todos os salões. De onde vêm estas novidades?
GB: A maioria saiu de observar e ouvir os clientes. São novos serviços que vão facilitar o atendimento e deixar os clientes mais satisfeitos. É o caso do cartão, que a cliente adquire, põe o tanto que quer de crédito, pode dar de presente, e não precisa mais vir com dinheiro para o salão. Basta trazer seu cartão, que é pessoal e intransferível. Também aprendo muito lendo, viajando e observando o trabalho de outros salões. Quando viajo, principalmente ao exterior, gosto de ir aos salão. Não me identifico pois só assim posso saber realmente como eles trabalham.

HB: Como você vê o mercado da beleza no Brasil?
GB: Nós estamos muito bem. De uns anos para cá tudo está evoluindo e melhorando. A Europa tem uma grande quantidade de salões, mas eles têm equipes pequenas e não oferecem tantos serviços. Em termos de informatização acho que estamos mais adiantados. Agora o que ainda estão na frente é na informação. Os profissionais do exterior, principalmente na Europa tem um acesso muito maior e mais fácil à informação. No Brasil existe uma grande carência nesta área. O único evento profissional que leva informação de tudo o que está acontecendo no mundo da beleza é a Hair Brasil.

HB: Como é feita a atualização dos profissionais do Hugo Beauty?
GB: Temos um Centro Técnico, onde todas as segundas-feiras acontecem palestras e cursos para todos os profissionais da nossa rede. O Hugo viaja muito e está sempre passando para eles o que aprendeu. Também convidamos médicos, dermatologistas e outros profissionais para darem palestras. Estamos sempre em busca de atualização. Porque tudo muda muito rápido. Falo que é como um vírus cada hora tem um diferente e nunca estamos prontos, porque a partir do momento que você achar que sabe tudo já ficou para traz.

HB: Recentemente vocês fizeram o Dona Fashion, que é a semana de moda de Porto Alegre. Como foi este trabalho?

GB: Foi o nosso primeiro Dona Fashion, onde produzimos 1.300 looks entre cabelos e maquiagem. Foi um grande desafio e a maior prova de trabalho em equipe. Trabalhamos com 25 profissionais de maneira rotativa onde praticamente todos os nossos funcionários ficaram um dia nos desfiles. Isso aumentou nossa união e fortaleceu a importância do trabalho em equipe.

HB: Vocês inauguraram no começo deste mês um salão no Shopping Iguatemi de Porto Alegre. O que ele tem de diferente dos outros?
GB: Cada um dos salões tem características próprias. Falo que são como três filhos cada um de um jeito, mas com o mesmo conceito. No Iguatemi temos um estilo de decoração mais moderno, exploramos mais as fotos dos shows que o Hugo fez. Estes detalhes que diferenciam os salões são muito legais porque faz com que nossos clientes circulem por toda a rede.

HB: Quais as próximas novidades?
GB: Algumas são surpresas e não posso falar. Mas o que posso adiantar é que vamos reformar as outras unidades. Acabamos de implantar uma central de atendimento telefônico interligando matriz e filiais, o que vai agilizar os agendamentos, que a partir de agora passam a ser feitos exclusivamente por um único número de telefone. E já estamos trabalhando em novos projetos para o ano que vem, mas por enquanto é segredo.

HB: Qual é o segredo do sucesso da rede Hugo Beauty ?
Gabriela e Hugo: Não tem segredo. Tudo foi conquistado dia a dia com muito trabalho e perseverança. O sucesso está no conjunto e foi desenvolvido passo a passo. Também é importante ter uma equipe de bons profissionais, onde todos têm paixão pela seu trabalho. Isto é fundamental para formar um bom profissional.