13 de outubro de 2008

Unhas de porcelana: especialidade feita por um homem

Unhas de porcelana: especialidade feita por um homem




Unhas de porcelana: especialidade de um homem

São muitos os motivos que levam homens e mulheres a procurarem cada vez mais pelas unhas de porcelana, outra atividade dentro dos salões de beleza que tem se destacado no mercado beauty.

No Rio de Janeiro, este serviço é praticado pelo ex-auxiliar administrativo Roberto Carlos que largou a função para tornar-se especialista no embelezamento de unhas. Com 43 anos, sendo 15 de profissão no mercado de beleza, ele revelou começou a fazer unhas com um cunhado e hoje são oito homens de uma mesma família trabalhando com beleza das mãos.

“Antes eu achava que este trabalho era coisa de mulher, mas resolvi me profissionalizar, fiz um curso e como todos os meus parentes sinto-me muito satisfeito com essa profissão que tem me ajudado no sustento da minha família”, revelou Carlos.

Durante a entrevista, ele ressaltou que como ele não retira cutículas, apenas corta, aumenta as unhas com porcelana e pinta, não gosta de ser considerado um manicuro. “Prefiro ser reconhecido como um especialista em unhas de porcelana”, pediu o profissional que também ensina a técnica para outros interessados e, segundo ele, muitos homens têm procurado aprender.

Entre uma unha e outra, Roberto Carlos revelou que fez e continua fazendo unhas de cantores e compositores famosos como Caetano Veloso, Jorge Versilo, Gilberto Gil, Alcione e outros. Segundo ele, todos revelaram que utilizam as unhas de porcelana para tocar e melhorar a performance com os instrumentos de corda. “E realmente é isso que acontece, a porcelana deixa as unhas mais resistentes e firmes”.

A técnica com base de porcelana
Inicialmente, Roberto Carlos usa um micromotor para lixar as unhas e eliminar bactérias e fungos. Depois ele afasta as cutículas (no caso de homens) e com auxílio de moldes de papel aplica a porcelana com ajuda de um pincel e um líquido que faz o pó endurecer.

“O procedimento é simples, requer cuidado, paciência e técnica para espalhar e moldar a porcelana em cada uma das unhas”, disse o especialista que depois de secas as unhas, ele lixa para dar molde, hidrata com óleo de coco e finalmente aplica a coloração de acordo com o gosto dos clientes (no caso das mulheres).

Segundo ele, a manutenção das unhas de porcelana deve acontecer a cada 20 dias, mas este tempo varia de acordo com o cliente.“Muitos conseguem ficar por mais tempo, mas o interessante dessa profissão é a arte, quando estou criando as unhas me esqueço de todos os problemas. Trabalhar com unhas é uma terapia pra mim e tem me deixado muito satisfeito, principalmente financeiramente”, finaliza Carlos que lembra aos interessados em aprender a técnica que os cursos acontecem no Centro Técnico da Antonoff, no Rio de Janeiro, e duram em média dois dias.


Serviço
Curso técnico de unhas de porcelanas
Local: Centro Técnico Antonoff Beauty Center
Rua Xavier da Silveira, 45, sala 506, Copacabana,
Rio de Janeiro. Informações. Tel. (21) 2521-9624
Site: www.antonoffbeleza.com.br