20 de agosto de 2012

Unhas saudáveis: saiba como identificar alterações nas unhas e como cuidá-las

Unhas saudáveis: saiba como identificar alterações nas unhas e como cuidá-las




Unhas saudáveis: saiba como identificar alterações nas unhas e como cuidá-las

As unhas refletem a saúde do organismo. Apesar de normalmente estar debaixo de esmaltes coloridos, no caso das mulheres, sua aparência pode ser sinal de deficiências ou problemas de saúde. Portanto, é fundamental tratá-las adequadamente para protegê-las contra as agressões diárias.

Elas são produzidas por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade. O seu crescimento é contínuo e recebe estímulos hormonais e nutricionais diversos. Em casos de doenças, elas podem ter seu crescimento interrompido ou apresentar alterações de estrutura, já que o organismo reserva sua fonte de proteínas, vitaminas e de defesa para os órgãos vitais. Os nutrientes ficam escassos primeiramente nas unhas e nos cabelos e ambos ficam enfraquecidos, opacos e sem vida nestas situações.

A unha normal é transparente, lisa, suave, permanecendo colada ao seu leito e apresentando crescimento contínuo.

A maioria das alterações nas unhas são:

Unheiro: é o edema da cutícula. Pode ser causado por cândida (em pessoas que mexem muito com água ou umidade) ou por bactéria (geralmente após um traumatismo, como tirar a cutícula);

Micoses: a mais característica é a unha que vai ficando porosa, descolando e formando uma massa por baixo. É importante salientar que não é transmitida só em pedicure, como muitos pensam. Homens que nunca vão à pedicure são os mais acometidos. A causa é o fungo que existe no ar agravado pela predisposição familiar, diabetes, suor excessivo nos pés e uso contínuo de sapatos fechados. Microtraumatismos vão descolar a unha e facilitar a umidade debaixo dela, onde o fungo se acomodará. No caso de micose inicial, cortar bem a unha e usar antifúngicos locais;

Unhas encravadas: são defeitos constitucionais, em que a unha se encurva muito e entra na carne, incomodando muito. É agravada com a idade e o corte errôneo da unha. Deve-se preventivamente cortar a unha reta, evitar sapatos apertados e evitar tirar muito a cutícula nos cantos. Em casos mais intensos recorre-se à cirurgia, que tira a matriz da unha responsável pelo seu crescimento naquele canto.

Para fortalecer as unhas, existem alguns medicamentos orais e tópicos no mercado. A Biotec Dermocosméticos indica para o uso oral o ativo Exsynutriment que fornece silício orgânico e fortalece a resistência das unhas tornando-as mais uniformes. No uso tópico existe o Nonychosine V que forma um filme rico em acetilmetionina (fonte de enxofre), e Methiosilane CN, uma metionina ligada ao silício orgânico que estimulará o crescimento das unhas. O silício orgânico estimula a síntese de colágeno, e as fontes de enxofre (acetilmetionina) aumentam a firmeza da unha e melhora sua hidratação.

Segundo Mika Yamaguchi, farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, o ativo Nonychosine V deve ser introduzido no esmalte e ser passado uma vez por semana. O Methiosilane CN pode ser introduzido em um creme de mãos e utilizado diariamente. O que realmente estimula o crescimento da unha e uma formação melhor é o silício orgânico biodisponível (Methiosilane CN - tópico e Esxynutriment-oral), explica.