05 de abril de 2010

Viagem internacional de formação profissional

Viagem internacional de formação profissional


Viagem internacional contribui para formação profissional

Investir em uma viagem internacional de aperfeiçoamento profissional vale a pena? A pergunta foi respondida por Jô Nascimento no workshop “Formação Internacional Aplicada”, realizado na Hair Brasil.

A palestrante contou um pouco sobre a sua experiência em viagens internacionais de formação e, a partir desse relato, mostrou aos presentes o que vale e o que não vale a pena. “A viagem precisa ter foco, por isso pergunte-se se vai valer a pena em termos de resultado. Se a resposta for positiva, significa que é investimento”, explicou.

Para não errar e perder a oportunidade, Jô explicou que é importante fazer um roteiro de preparo da viagem e considerar questões como cultura do lugar e idioma, além de decidir se o objetivo é participar de academias, visitar salões ou fazer estágios. “Se eu não tiver a capacidade de me comunicar adequadamente com as pessoas, seja pela língua ou pela diferença cultural, estarei perdendo tempo e dinheiro”, disse.

A profissional destacou também que quem não tiver a oportunidade de fazer uma viagem internacional, pode se informar sobre tendências e técnicas de outras formas. “Hoje é possível encontrar informação em diversos lugares, como internet e laboratórios”, exemplificou.