11 de abril de 2005

Visagismo traz harmonia da estética

Visagismo traz harmonia da estética



Visagismo traz harmonia da estética

O a rtista plástico e educador, Philip Hallawell, e o cabeleireiro André Matheus (Beka Internacional) abordaram as características do rosto humano desde a estrutura, proporções, formas e cor da pele no workshop Os princípios do Visagismo, apresentado ontem (dia 10) durante o Congresso Internacional Intercoiffure.

Para Hallawell, o uso da linguagem visual na maquiagem e no corte de cabelo são importantes para manter a apresentação social respeitada. Ele informa que o princípio do visagismo é justamente essa criação de imagem pessoal firme, partindo do pressuposto que a beleza é a manifestação da harmonia da vida. “Analisando o formato do rosto, profissão, situação pessoal, tom de pele e até gostos pessoais é possível contribuir para a auto estima da pessoa que acabam procurando ajuda nas clínicas de estéticas, salões de beleza e spas. Os profissionais devem estar antenados para essa situação”, fala.

Phillip Hallawell e André Matheus apresentam diferentes tipos de comportamentos e temperamentos pesquisados no ser humano e classificaram em quatro grupos:

• Sangüíneo – pessoas comunicativas, afetivas, impulsivas e extrovertidas;

• Clérico – pessoas determinadas, persistentes, teimosas e insensíveis;

• Melancólico – geralmente pessoas pensativas, habilidosas, organizadas e perfeccionistas;

• Fleumático – são as pessoas diplomáticas; adaptáveis, indecisas e despojadas.

O educador acredita que com essas dicas, os profissionais de estética terão mais facilidade em criar seu próprio marketing pessoal. “Todos passarão a se preocupar mais com as cores, linhas de rosto, cortes de cabelo, comportamentos, entre outros conceitos que revelam a personalidade de uma pessoa”, declara Hallawell.