28 de junho de 2004

Wilma Ribas: um ícone da coiffure

Wilma Ribas: um ícone da coiffure



Wilma Ribas: um ícone da coiffure

A cabeleireira paulista Wilma Ribas tem 58 anos de profissão. Começou sua trajetória ainda criança. Com apenas 10 anos, a menina prodígio já era assistente em salões de beleza e aos 17 tinha seu próprio salão.

Esse caminho meteórico em rumo ao sucesso é avaliado por Wilma como resultado de uma constante busca de informação. Ela diz que está sempre assistindo desfiles, lendo revistas e no começo de sua carreira, aprendeu as técnicas de escultura. “Eu estou digerindo informações durante 24 horas por dia. O nosso dia-a-dia da profissão de cabeleireiro é assim: um constante aprendizado”.

Há 25 anos trabalhando na rede Jacques Janine, há sete anos comandando a filial do Jardim Paulista. Conta com clientes fiéis, de mais de 50 anos e recebe todos os dias uma cliente nova que vem em busca de um visual bonito e harmonioso. “A cliente chega aqui querendo sair bonita. E eu trabalho a auto-estima da pessoa, pois a beleza vem de dentro para fora”.


Arte com a gilete

Wilma Ribas diz-se apaixonada pela sua profissão. A profissional é consagrada mundialmente pela sua arte com a gilete, diferencial que vem despertando a atenção do mundo coiffure ao longo dos anos. Há 33 anos, ela apresenta seu trabalho e leva suas técnicas para o exterior. Ela diz que o começo não foi muito fácil. “Demorei seis anos para atrair a atenção das pessoas. Ninguém acreditava que a gilete poderia surtir um efeito tão legal”.

Cortes retos, assimétricos, com volume, com ondas, sem volume, cacheados e lisos. Para todos esses estilos, a cabeleireira cria visuais modernos e antenados com as últimas tendências mundiais. “Trabalho com a modernidade e com os conceitos em voga nos principais centros de moda mundiais”, explica Wilma.


Dicas para quem está começando
Para os que estão começando na profissão, Wilma Ribas diz que a humildade tem que ser a porta de entrada da carreira. “Às vezes, o cabeleireiro deixa-se levar pela vaidade e pela prepotência, atrapalhando uma carreira que pode ser de muito sucesso”.


Ícone da coiffure

Wilma Ribas foi homenageada durante a última edição da feira Hair Brasil, no Show Ícones da coiffure. E declara que esta homenagem foi um reconhecimento do seu trabalho. “Ser reconhecida e valorizada pelo meu talento foi muito importante. Essa homenagem é resultante de um trabalho de anos e anos, dedicados à coiffure”.