Brasil, 21 de Setembro de 2024
18 de janeiro de 2005

Educação alimentar, exercícios e tratamentos estéticos:

Educação alimentar, exercícios e tratamentos estéticos:



Educação alimentar, exercícios e tratamentos estéticos:
a melhor combinação para reduzir medidas

* Dra Maria Cristina Belotti

Sabe-se que a gordura do corpo pode ser combatida por práticas amplamente recomendadas, como atividades físicas, dietas balanceadas ou intervenções estéticas. No entanto, quando se trata de gordura localizada, esses métodos podem não ser suficientes separadamente.

Isso porque, o que de fato ajuda a reduzir medidas do corpo é um conjunto de ações, que coletivamente produzirão o efeito desejado. A gordura localizada está em tecidos superficiais, logo abaixo da pele e acima dos músculos. É diferente de um tecido adiposo mais interno, que se acumula em pessoas gordinhas, por exemplo. Essa gordura é eliminada mais facilmente. Já a localizada raramente é queimada apenas com regime ou exercícios. Os homens apresentam menor incidência de gorduras localizadas, porque tendem a acumular tecido mais interno, principalmente no abdômen. Por essa razão perdem gordura mais rápido que as mulheres. A testosterona também auxilia na queima do tecido adiposo. Nos exercícios físicos, o homem leva vantagem para diminuir as medidas, mesmo se exercitando na mesma intensidade.

A combinação mais adequada de exercícios para a mulher é musculação alternada com atividades aeróbicas. Isso porque o fortalecimento dos músculos diminui a flacidez e a ginástica estimula o aumento do metabolismo, proporcionando maior queima de gordura. Mas para que os resultados sejam mais efetivos, deve-se conciliar um regime baseado na reeducação alimentar, regularidade nos exercícios e tratamentos estéticos, que variam de acordo com o grau de evolução do problema. A forma mais eficaz de tratar a gordura localizada é com acompanhamento conjunto, seguido de orientações médicas e avaliação prévia.

As clínicas estéticas disponibilizam dos mais variados tratamentos para perda de gordura. A hidrolipoclasia é considerada um dos mais eficazes. O método trabalha com a aplicação de um soro fisiológico comum, misturado com substâncias responsáveis pelo rompimento das células de gordura. Após o procedimento, o paciente passa pelo ultra-som, que vai aquecer o corpo, e por fim, a drenagem linfática, que eliminará o excesso de gordura que foi desintegrado. As regiões mais comuns onde se aplica a hidrolipoclasia são a cintura, abdômen, baixo ventre e os quadris, que são as regiões mais difíceis de eliminar a gordura. Outro procedimento com bom desempenho é a eletrolipoforese. Neste caso, agulhas que transmitem corrente elétrica são injetadas no tecido gorduroso a fim de rompê-lo. É preciso ficar atento que este é um procedimento médico o qual só especialistas formados têm permissão de executar.

Devemos lembrar que tudo que interfere no corpo com agulhas ou injeção, deve ser considerado uma intervenção médica, e não somente estética. Já quando se substitui as agulhas por placas que não penetram na pele, ou quando se faz a drenagem linfática, que é apenas uma massagem técnica, os esteticistas entram em cena.

* Dra Maria Cristina Belotti, médica pós-graduada em Medicina Estética e especialista da Corporis Estética Médica


Serviço:
Corporis - Estética Médica
Rua Oscar Porto, 610 – Paraíso – São Paulo
Telefone: (11) 3884-8879
www.corporis.com.br




 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha