Brasil, 21 de Setembro de 2024
09 de maio de 2005

Um novo ácido que promete esculpir o rosto,

Um novo ácido que promete esculpir o rosto,



Um novo ácido que promete esculpir o rosto,
adiando as cirurgias plásticas

Fonte: Revista Beleza
Por: Genia Winitzki

Chama-se sculptra a futura sensação nos consultórios dos dermatologistas e, antes que você pense em máquinas que reduzem medidas e transformem o corpo, vai a explicação: trata-se de um ácido, o poli-l-lático (PLLA), em vias de ser liberado pela Anvisa, que muda radicalmente o conceito de preenchimento. Prioneiro no uso do ácido, o médico holandês Danny Vleggaar, explica que “o rosto dever ser tratado sempre de forma tridimensional, possibilitando que o especialista transforme sombra em luz”. Para os leigos, a frase do Dr. Vleggaar implica em preencher, com mão de artista, todos os planos do rosto que exigem um up e não apenas rugas, sulcos e cicatrizes, por isso a tendência de produtos que têm a capacidade de alterar o contorno facial, apresentando efeitos semelhantes ao de um lifting.

O que faz o sculptra, portanto? Mais que preencher, ele estimula a síntese do colágeno (proteína capaz de sustentar os tecidos), aumentando a espessura da pele e melhorando o visual, respondem as doutoras Lígia Kogos e Valéria Campos, presentes ao Simpósio Internacional que anunciou a chegada do sculptra ao mercado brasileiro. O resultado vai além, diz Valéria Campos: “Ele permite esculpir o rosto, o que é fundamental, porque, com o passar dos anos, além de perder, temos uma redistribuição da gordura facial”. “Outra vantagem adicional do PLLA”, completa Ligia Kogos, “é que podem ser colocado nos locais onde outros materiais não surtiam efeito, como pescoço, flacidez do contorno da face, acima do umbigo e, o mais procurado, o dorso das mãos”.

Além dos preenchimentos, outra novidade promete tomar conta do diz-que-diz da beauté: são os cosméticos que fazem síntese das mais recentes teorias do megadermatologista americano Nicholas Perricone, o inventor do DMAE. É dele a recente linha de neuropeptídeos (dois produtos já estão à venda no país: Neuropeptide Facial Conformer e Neuropeptide Serum Prep), que procura estimular e usar a capacidade de auto-reparação do corpo para manter a juventude da pele e reduzir o envelhecimento prematuro. Perricone explica que os níveis de neuropeptídeos – partículas de aminoácidos encontradas em atividade no cérebro e na pele – diminuem com a idade, doenças, má nutrição e depressão, reduzindo a habilidade do corpo em se proteger e reparar as estruturas da pele. Na esteira das pesquisas de Perricone surgiu o que vem sendo chamado de neurocosmética: a Vital Especialidades. Por exemplo, lançou, em janeiro deste ano, o Neuroxyl (à venda em farmácias de manipulação) para combater a chamada neurodegeneração (morte dos neurônios), conservando a “inteligência” e a jovialidade da pele, segundo a dermatologista Shirley Borelli. Também em farmácias de manipulação, o Happybelle PE®, da Galena, com fitoendorfinas extraídas da monk’s pepper, ou pimenta dos monges, uma especiaria muito utilizada na Grécia antiga para provocar sensação de bem-estar ou tratarem feridas e inflamações. Aqui, embora dentro do filão da neurocosmética, o conceito é outro: as fitoendorfinas têm ação semelhante às endorfinas, que proporcionam sensações de prazer e bem-estar.

Ligia Kogos explica que a pele tem os chamados receptores opióides, capazes de se ligar aos neurotransmissores. Isso quer dizer que substâncias químicas como as endorfinas, que normalmente agem no sistema nervoso, transmitindo impulsos e sensações, podem ser captadas para agir na pele influenciando-a através de nossos diferentes estados emocionais. “A relação entre os receptores da pele e o cérebro ajuda a explicar como doenças que se manifestam no sistema nervoso – o estresse, por exemplo – provocam dermatites, alergias e queda de cabelo. Na busca pela qualidade de vida, os hidratantes irão além da prevenção de rugas”, finaliza o dermatologista Otávio Roberti Macedo.

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha